quarta-feira, 30 de junho de 2010

Receita da Copa

Durante o último jogo do Brasil, a minha mãe me passou uma preciosa dica culinária para o prato mais pedido do cardápio dos torcedores: Pipoca!

E lá fui eu, depois de já ter perdido o hino nacional, correr pra saciar o desejo da família antes que o Brasil fizesse o primeiro gol...

Ingredientes:

- 1 pacote de pipoca de microondas (eu gosto de Yoki tradicional, ou manteiga.. o resto pra mim é aberração)

Preparo:

Posicione o pacote no centro do prato do microondas, de acordo com as instruções (deixando o lado correto pra cima, com o saco desdobrado). Aí, ajuste o tempo do micrrondas. No saquinho diz "de 2 a 5 minutos" e, convenhamos, isso é uma imprecisão que acaba demandando muito mais esforço para uma tarefa que deveria ser a mais simples do mundo, passível, inclusive, de ser realizada por uma criança pequena. Eu não sou muito fã de ter que ficar vigiando coisa no microondas e ficar calculando tempo entre um estouro e outro. É nesse momento que entra a preciosa dica da minha mãe: "Aperte onde tem "Pipoca"!"

Sim, eu nunca fiz isso, sempre preocupada em seguir as intruções que vem no pacote, e deixando a pipoca queimar sempre. Eu deveria ter imaginado que essa era a coisa certa a se fazer, principalmente pelo meu próprio insight de que essa deveria ser uma tarefa fácil para crianças pequenas, e pelo fato de que meu microondas tem uma sessão de teclas chamada "Kids", com direito a auxílio visual. Mas como eu sempre quis dar uma de adulta madura e emancipada, que não deveria se rebaixar a artifícios de criança, acabava estragando a pipoca.

Qual minha surpresa quando notei que tudo estava perfeito, quando eu usei a função do microondas apropriada. A pipoca estava lá, branquinha, (quase) toda estourada, sem partes pretas. A tecnologia, mais uma vez, a serviço da humanidade.

Para quem não tem uma tecla onde tem escrito "Pipoca" no microondas, o espaço de tempo mágico é 2 minutos e 20 segundos. E segundo meu amigo Alexandre, para quem eu narrei minha incrível descoberta, quando ele coloca 2:30, a pipoca já fica marrom demais.

Ele ainda compartilhou um segredo pessoal, que eu não testei nem testarei (por preferências pessoais de sabor), mas compartilho: quando tirar o saco do microondas, abra um poquinho, coloque amaciante de carne em pó (quantidade indeterminada, mas que deve ser diminuta, imagino, ou a gosto), balance/remexa/sacuda o pacote e assim tenha em mãos pipoca temperada! Ele disse que esse é o segredo para a pipoca dele ser tão elogiada em sua casa, mas que até então ele nunca tinha falado para ninguém... espero que ele não se chateie de ver isso num blog...

2 comentários:

  1. PIPOCA COM SAZON!!!!!!
    Bom demaaaaaaaaaaaaaaaaaais.

    ResponderExcluir
  2. Eu cliquei em 'comentários' exatamente para falar que com Sazon é ótimo!! E é tão ótimo que alguém já tinha falado!

    Bom, para quem gosta (meu caso), vale experimentar com limão e cominho. Fica uma delícia!

    ResponderExcluir