quarta-feira, 23 de junho de 2010

Arroz...

Ainda sem uma receita light para salvar o blog, resolvi tentar cozinhar algo que fosse ao menos ÚTIL, ou seja, que sirva às necessidades básicas do dia a dia.

Na verdade, eu fui levemente induzida pela minha mãe, que mandou eu conceber um acompanhamento para o almoço (por sua vez, ela iria trazer um galeto assado). Então, voilá, arroz, o melhor companheiro de toda refeição!

Como uma boa devota, recorri ao Google para me auxiliar nesse momento de provação. Ele então me mostrou a revelação: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-arroz-branco.html?codigo=2842.

As dicas daí são ótimas, mas tomei a liberdade de fazer adaptações próprias que doravante compartilho...

Nota: Para esse almoço, eu também resolvi testar uma receita com batatas modificada, que foi preparada simultaneamente (multitasking FTW!), mas falarei dela no próximo post. Nem a cozinheira, nem a cozinha, ou a comida foram danificadas no processo, mas uma das panelas ficou meio marrom no fundo.


Ingredientes:

- 3 xícaras de Arroz (Eu estava com a idéia fixa de fazer mais para sobrar pra refeições vindouras, mas depois vi que exagerei MUITO na medida.)
- 4 colheres de sopa manteiga (Usei no lugar do tradicional óleo, como o próprio site sugere. Como diz em "Julie e Julia": "Tudo fica melhor com manteiga".)
- 2 dentes de alho esmagados (a receita original diz pra picar, mas eu resolvi ser uma mulher moderna, prática e descolada, e utilizar o espremedor de alho da minha mãe.)
- 1/4 cebola picada
- Um pouco de coentro (isso não dá pra medir né? :P)
- Sal a gosto
- Quantidade indeterminada de água fervente

Preparo:

Coloquei a quantidade indeterminada de água pra ferver (que também foi utilizada nas batatas... mais ou menos meio bule grande). Enquanto isso, fui cortar tudo o que tinha que cortar (e esmagar). Aproveitei também pra "enxaguar" o arroz, colocando ele numa peneira grande e lavando com água corrente, até que a água que passa estar o mais transparente possível (conhecem as regras de água potável né? Insípida, Inodora e Incolor... no caso, semi-incolor tá bom demais...).

Quando a água ferveu, derreti a manteiga numa panela, e fritei um pouco a cebola e o alho. Dizem que é até a cebola ficar transparente, mas o negócio ficou amarelo, e eu apenas estava preocupada que não queimasse nada. Então juntei o arroz lavado e refoguei. Vendo agora, notei que a receita explica que é pra deixar secar o arroz antes de colocar na panela, mas quem disse que eu me atenho a detalhes??? Teoricamente, também é pra refogar até ficar seco, mas como eu expliquei, só tava rezando para não queimar nada...

Então era chegada a hora. Coloquei a água fervente até cobrir o arroz. Como uma parte dela já tinha ido na batata, tive que completar com água fria mesmo. Não sei se isso faz alguma diferença, mas para mim, tudo deu certo. Aí adicionei o sal e mexi bem antes de tampar e finalmente me concentrar na minha outra tarefa culinária.

A água seca espantosamente rápido. Não sei se é porque já se coloca água fervente, ou porque meu fogão é uma maravilha tecnológica dos tempos modernos (queria que meus fogões de Café World, no Facebook, fossem assim). O arroz, obviamente, não estava no ponto ainda, mas estava bem perto, então adicionei mais água. Quando secou mais um pouquinho, adicionei o coentro e misturei com um garfo, porque o site diz que isso ajuda a fazer o arroz ficar soltinho. Bem, isso não aconteceu. Mas também não ficou "unidos venceremos".

Quando secou, desliguei o fogo e coloquei mais um pouquinho de água, porque estava pregando no fundo. Mexi mais, tampei a panela de novo e considerei ele pronto.

Como disse, não ficou soltinho. Como todo arroz que eu faço, ficou um pouco duro, seco, e formando alguns blocos de concreto. Mas ficou bom e minha mãe elogiou, dizendo que parecia de restaurante. Tenho que lembrar de perguntar que restaurante é esse para nunca ir lá...

Um comentário:

  1. Ela tava querendo lhe incentivar a tentar novamente, Tila. xD Deve ter ficado melhor que suas tentativas anteriores xD

    ResponderExcluir