quarta-feira, 23 de junho de 2010

...e batatas

No capítulo anterior, vimos como, ousadamente, eu me aventurei a colaborar com um artigo de refeição de verdade. Cozinhei parte do almoço, e aquilo não serviria apenas à mim... não era apenas um experimento para saciar a fome ocasional de um ser sucumbindo à preguiça... me senti fazendo parte de um todo universal de donas de casa.

Enquanto escrevia aquele post, porém, reencontrei minha velha amiga Glaucy no MSN, e ela me lembrou do quão surreal é eu estar tentando aprender a cozinhar. Considerava isso a habilidade mais incompatível com minha pessoa (e ainda é :P), e ela compartilhava (e ainda o faz) toda a minha aversão à coisa. Senti-me traindo um movimento, principalmente depois desse diálogo:

G l a u c y ... diz (16:58):
que papo é esse de cozinhar?
Mirtila - Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid diz (17:00):
sim
cozinhar
acredita?
G l a u c y ... diz (17:00):
tu tais cozinhando?
pra que?
Mirtila - Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid diz (17:00):
pra aprender
G l a u c y ... diz (17:01):
num precisa
tem tudo pronto no supermercado besta
G l a u c y ... diz (17:02):
eu como de tudo em casa, mas nunca comprei um alho
fala serio, só em pensar no cheiro da carne crua, ecaaaaa
e lavar panela....nem pensar
Mirtila - Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid diz (17:05):
tu só compra comida pronta?
G l a u c y ... diz (17:05):
obvio
Mirtila - Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid diz (17:05):
gente
inveja
G l a u c y ... diz (17:05):
hoje almocei pasta aos quatro queijos com ades pessego
G l a u c y ... diz (17:06):
ontem jantei torta de frango com palmito, com suco de graviola lebom
G l a u c y ... diz (17:08):
compro bolos, risotos, strogonoff de carne e de frango, feijoada, almondegas, lazanhas light e engordait, pao de queijo, o que vc imaginar....
G l a u c y ... diz (17:10):
sopas de todos os tipos, uns 10 tipos de molho prontos, salpicão, medalhão de frango, frango xadrez, macarrão shopsuey
G l a u c y ... diz (17:11):
pra que cozinhar?
Mirtila - Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid diz (17:12):
diversão?
G l a u c y ... diz (17:13):
lavar panela é divertido? onde?
G l a u c y ... diz (17:14):
em que cultura?
e cortar o dedo e queimar o antebraço....
Mirtila - Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid diz (17:19):
até agora isso n aconteceu comigo
G l a u c y ... diz (17:19):
aguarde e veras............
Mirtila - Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavid disse (17:23):
aff
praga


Então, aqui estou eu, praticamente uma militante rebelde, agente da contra-cultura, desafiando o sistema e indo de encontro à força incontrolável de minha natureza.

E como diria Quincas Borba: "...ao vencedor, as batatas."

A receita original se chama "Batatas à Indiana" e vem atrás da caixinha de creme de leite da Nestlé. Você pode verificá-la aqui.

Como eu não tinha nenhum desses ingredientes exóticos (tendo em vista que não tenho nem ingredientes normais, fiz uma gambiarra...

Ingredientes:

- 2 batatas pequenas em rodelas (era tudo o que tinha, não posso fazer nada...)
- Qtde razoável de óleo (dei uma espremida pra fazer uma cobrinha no fundo da panela, que era pequena também)
- 1/4 de cebola em rodelas (na verdade eu cortei metade de uma cebola, mas a outra parte foi picada para o arroz)
- 1 colher de sobremesa molho de mostarda (quem não tem semente, caça com molho)
- 1 colher de sobremesa de molho de pimenta vermelha (a receita original pede verde, mas era dessa que eu tinha. Aproveito para registrar que me arrependo profundamente de ter colocado tanto, já que ODEIO pimenta. "E pq colocou?" Bem... a vontade de ter alguma semelhança com a receita sobrepôs meu juízo, o que acontece frequentemente.)
- Coentro picado (sei lá, uma colher de sopa???)
- 2 dentes de alho espremidos (e eu pensei: "se pode botar no arroz, pq não nas batatas???" Pois é...)
- 1 colher de sobremesa de sal (eu acho)
- 1 aperto generoso na caixa de creme de leite (acho que consumiu 1/3 dela)

Obs: Na receita original.... gengibre fresco, semente de mostarda e páprica picante são itens alienígenas para mim. E o que porra é cúrcuma??

Preparo:

Cozinhei as batatas naquela água fervente (a mesma do arroz), por uns 10 min. Escorri numa peneira e reutilizei a mesma panela para fazer o resto. Por isso, quando coloquei o óleo, ele já queimou todo pq a panela tava quente (daí veio o marrom que eu mencionei no post anterior), então não foi de muita ajuda para refogar a cebola, o alho e o molho de mostarda. Ainda seguindo o meu mantra pessoal "Não deixe queimar", adicionei a pimenta e o coentro, mexendo sempre que podia, e chegando a tirar a panela de cima do fogo algumas vezes. Aí coloquei a batata, o sal, mexi mais, e coloquei água como recomendado, para que não grudasse, pelo menos. A água bem rápido, como de costume, e antes que tudo acabasse queimando, coloquei o creme de leite, desliguei e mexi. Depois tampei e fui procurar cheats de Neverwinter Nights, porque o arroz também já tava pronto.

Se não tivesse salgado, apimentado, e com mostarda (que eu tb odeio, mas coloquei, pelas mesmas razões da pimenta), estaria ótimo para o meu paladar. Para quem gosta de emoções fortes, é uma boa pedida para incrementar o almoço. E tendo em vista que a receita original é indiana, e tem temperos bem fortes (para mim), considero a minha versão "café-com-leite".

Nenhum comentário:

Postar um comentário