sexta-feira, 25 de junho de 2010

Spagetti com Camarão ao Folha

Ingredientes:
- 400g de camarão grande sem casca
- 1/3 de um pacote de macarrão tipo espaguete
- 1 limão
- 1 pouco de azeite
- 2 colheres de manteiga
- 4 dentes de alho
- 1 lata molho de tomate com ervas

Vá até feira e compre camarão [descascado]. Ao chegar em sua residência, lave os camarões com ajuda de uma peneira, depois coloque-os numa panela maior e os regue com o suco do limão. Tampe e deixe que eles terminem o descongelamento de forma natural.

Enquanto isso, no fogão...

Ferva água para o macarrão. Só ponha o sal na água quando a mesma já estiver fervendo, pois sabemos que água salgada tem o ponto de ebulição superior ao da água doce, ou seja, quem põe sal de cara na água para ferver espera mais tempo. Quando a fervura alcançar seu estágio pleno, ponha duas colheres de margarina. Essa margarina dissolver-se-á e dará um gostinho amanteigado ao macarrão.

Com a água fervida, ponha o macarrão [do tanto que você for comer; consulte as medidas no fim da receita] e espere o macarrão cozinhar al dente. Quando ferver, escorra e deixe num canto lá.

Agora que os camarões estão completamente e naturalmente descongelados, banhados no saboroso suco de seu um limão [pode-se usar dois limões, claro, mas o gosto do prato passará de 'levemente cítrico' para 'cítrico 'pra caralho], você pega uma frigideira, faz uma lâmina de azeite [ou seja, põe azeite na frigideira até cobrir a sua superfície do fundo], e põe também os alhos previamente descascados. Deixe dourar para o azeite captar o gosto do alho. Daí, antes que você deixe o alho queimar, ponha o molho de tomate [que pode ser outro ao seu gosto] e ponha os camarões. Deixe ferver para dar uma apurada, pois vai ter um pouco de água para ser evaporada.

Como eu não saio da cozinha quando estou preparando alguma coisa, não sei quanto tempo vai levar, isso varia até com o fogão que está sendo utilizado. Então quando o cozido já estiver mais consistente e perdido a maioria da água que tinha no início, você desliga ele do fogão.

Para montar o prato, pegue uma refratária funda em formatado retangular e ponha camadas assim: (ordenando de BAIXO para CIMA), a primeira, que fica no fundo, é macarrão, depois molho em cima, depois mais macarrão, depois mais molho em cima e PRONTO. Mais que 4 camadas de coisas fica bagunça.

Daí você pode fazer uma decoração com ervas ou azeitodas cortadas decorativamente e servir com cerveja ou um vinho, que é uma bebida igualmente fina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário