quinta-feira, 17 de junho de 2010

Novos desafios: Mousse de Chocolate

A internet é uma concepção maravilhosa...

Depois do insucesso do meu mousse de maracujá, apesar do resultado ter sido um troço bom de se comer nas horas vagas (apesar do "light" no meio), continuei a perseguir novos caminhos gastronômicos e resolvi tentar aquilo que sempre evitei, mas adoooooooooooooooro comer: mousse de chocolate.

Procurei por receitas em sites, que me davam preguiça só de ler, quando lembrei da sugestão simples e eficaz de minha amiga, Andrea Rachel: aprenda a cozinhar pelo Youtube.

Deparei-me, então, como um cozinheiro gatinho apresentando sua receita em espanhol. O apelo visual me foi irresistível: http://www.youtube.com/watch?v=U0TOg9F0byk&playnext_from=TL&videos=ku-SNvg9eSA

Juntando a receita dele, com outras coisas que li, e mais as dicas desse vídeo, que achei ajeitadinho: http://www.youtube.com/watch?v=8Qk0xDsaGZY&playnext_from=TL&videos=pYz2rER3fB4 (não o cozinheiro, mas o preparo que ele ensina), concebi isso:

Ingredientes:

- 4 quadrados daquelas barras de chocolate para derreter
- 3 gemas
- 3 claras
- 3 colheres de açucar
- 1 colher de margarina
- um quantidade indefinida de creme de leite (eu dei um apertão na caixa)

Preparo:

Primeiro, separei as claras das gemas. Sim, foi sofrido e nojento, mas eu consegui, até com uma margem boa de sucesso (obviamente, um pouco daquela parte grossa da clara grudou na gema, e eu que não ia me arriscar a tirar pra não estourá-la). Não sei pq, mas eu misturei as gemas e a manteiga primeiro. Não ficou lá um creme, como vcs podem bem imaginar. Derreti o chocolate em banho maria, e adicionei o creme de leite, pra ficar cremoso e juntei com a gemada, mexendo bem, com o fogo ainda ligado. Depois foi a vez de bater as claras em neve... eu tentei fazer tipo "merengue", batendo com o açucar, mas também não deu muito certo. Ficou basicamente clara batida com açucar.... então, no final, eu misturei tudo, coloquei no meu refratário de vidro velho de guerra, coloquei no freezer e rezei...

Na receita, se eu não me engano, diz pra ficar 1h no congelador, e foi mais ou menos isso que eu fiz. A consistência não ficou boa, devido à falha nas claras em neve, e ficou meio empelotado pq a margarina não se misturou bem, mas como tinha chocolate derretido no meio, não tinha como ser um desastre total, e eu não me fiz de rogada... me entupi de "creme levemente congelado e depois derretido de chocolate" enquanto durou o estoque...

Nenhum comentário:

Postar um comentário