sábado, 19 de junho de 2010

Como eu descobri que Will & Grace não é uma boa medida de tempo...

Depois de dois testes de bolo de caneca e uma reedição do mousse de maracujá, eu estava arrasada por não ter trazido nada ao meu dia além de uma quantidade massiva de calorias que facilmente me levariam à danação eterna.

Eu esperava que nossa colaboradora vegetariana colocasse um pouco de dignidade nesse blog (/olha pra Carol), nos ensinando algum prato saudável...

Para amenizar meu peso na consciência (e no corpo), estava determinada a preparar algo light, então recorri ao São Google com as palavras "receita light fácil". Como "fácil" para mim tem que ser algo que seja à prova de minha incapacidade culinária, eu desprezei várias sugestões que a divindade propôs, até achar isso: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1362-torta-de-liquidificador.html

Não é nada light, mas é fácil, e eu tinha os ingredientes em casa...

Torta de Liquidificador

Ingredientes:

Massa:

- 1 ovo
- 6 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo (acabei usando 9, pq a massa ficou muito mole)
- 5 colheres de sopa de queijo ralado
- 1 pitada de orégano (...)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1/2 cebola
- 1 xícara de chá de leite
- 1/2 xícara de chá de óleo

Recheio: a gosto, pode ser carne picadinha, frango desfiado, sardinha refogada, lingüiça acebolada, queijo e presunto.

Preparo:

Coloquei o forno pra pré-aquecer, como manda o figurino. Não sei quanto tempo ficou, mas foi o suficiente para a preparação. Embora o site recomende temperatura média, deixei em fogo baixo, porque tive que usar aqueles terríveis fornos de fogão, que nunca lhe permitem saber a temperatura que o troço realmente está, e deixam a cozinha com cheiro de queimado.

Juntei os ingredientes da massa no liquidificador. Ao medir o óleo, coloquei um pouco menos de meia xícara, porque não gosto de muito óleo, e eu visualizei logo uma auto-infligida afecção cardíaca.

Eu sofri cortando as cebola em pequenos pedaços organizados, até lembrar que ia tudo no liquidificador. Como eu sou autista e não consigo sair da rotina, continuei a maltratar meus olhos até o fim, mesmo sabendo que era um sofrimento completamente desnecessário. De alguma forma, eu esperava ser compensada por isso.

Quando ia colocar o orégano, olhei bem para o vidrinho que estava segurando (mania que adquiri depois do desastre das panquecas) e cheguei à conclusão que estava prestes a botar erva-doce na massa da torta. Ainda considerei a possibilidade por alguns segundos, quando eu não encontrei orégano. Então percebi que eu não seria capaz de distinguir o que ali seria orégano. Antes de me desesperar, recorri ao google imagens, e comparei o que havia na cozinha com as fotos, até decidir que simplesmente não havia orégano. Para não deixar passar, coloquei uma pitada de algo amarronzado que cheirava a tempero.

Enquanto tudo estava sendo batido no liquidificador, fui inventar um recheio qualquer. Cortei o resto do presunto da geladeira, e metade do queijo mussarela remanescente em quadradinhos (o que me trará o ódio eterno de minhas irmãs assim que elas forem atrás de cafe da manhã), e destrocei o resto do frango cozido que tinha sobrado do almoço (com o molho, as batatas e tudo... pois é, eu sei...).

Em vez de untar o pirex com óleo propriamente, eu espirrei ele pelo fundo do vidro e fiquei balançando pra um lado e pro outro pro líquido espalhar, já que eu não queria lambuzar as mãos, nem se auxiliada por um guardanapo. Então joguei um pouco da massa e percebi que a forma era muito grande pra o conteúdo, e que não iria sobrar muita massa pra jogar por cima do recheio. Mesmo assim, dei uma espalhadinha, joguei o recheio, e coloquei mais massa em cima, que não foi o suficiente pra cobrir tudo. Mas como o recheio afundou de qualquer maneira, não fez muita diferença. E finalmente a coisa foi ao forno.

O tempo sugerido é 30 min. Depois de dar uma organizada na cozinha, vi que daria para eu assistir um episódio da segunda temporada de Will & Grace (que durou um pouco mais de 20 min) e ainda por cima, colocar mais para download. Assim fiz, e quando fui verificar a torta, não estava nem perto de parecer assada.

Nesse meio-tempo minha mãe chegou, quase atingindo estado de berserker rage devido à fome. A minha famílai tende a ficar irracional sob privação de comida. Incentivei-a a esperar mais um pouco pela torta, para provarmos o resultado juntas, e, para distraí-la, comentei que não tínhamos orégano. Ela disse "tem sim" e me mostrou o pote de vidro que até então eu pensava que continha erva-doce... foi aí que oficialmente eu reconheci que não sabia reconhecer temperos sem uma etiquetazinha com o nome...

Mas bem, voltando à torta ainda crua, cogitei que isso deveria ser devido ao fato de eu ter deixado em fogo baixo, então não me abalei. Ajustei a temperatura para um meio-termo, e resolvi assistir a outro episódio de Will & Grace (2x21 - interessante notar que nesse episódio, Karen Walker quer aprender a cozinhar... me identifiquei tanto...).

Eu sei o que vocês estão pensando: "Ela foi assistir ao episódio e deixou a torta queimar". Não foi bem assim... na metade do episódio, eu pausei e fui ver a torta. Percebi que o molho do frango que eu deveria ter tirado estava empapando a torta, e que a massa ainda não estava com cara de quem se deixaria assar facilmente. Voltei, então, para assistir o resto do episódio, e quando ele estava prestes a acabar, ouvi um grito da minha mãe com o meu nome embutido. Devolvi o grito, dizendo para ela esperar, e quando tudo acabou e eu iniciei outro download, fui para a cozinha. E aí, sim, a torta havia queimado...

A parte de baixo era uma crosta dura carbonizada, e na de cima, eu juro que podia notar alguns tons de cinza misturado com o bege moreno. O meio ficou mole, cru eu diria, já que a massa só se manifestava em cima e em baixo. O fermento aparentemente se recusou a fazer seu trabalho, porque não ficou nada fofo (fora que o resquício do molho do frango realmente não ajudou a criar uma "massa").

Maaas... tirando a parte que obviamente deve ser jogada no lixo, até que deu pra comer aum pouco da metade de cima da torta, o que me fez pensar que ela deveria ser ótima (ou isso, ou eu sou capaz de comer qualquer coisa)...

2 comentários:

  1. Você poderia ter optado por uma omelete... Menos calórico e a prova de erros.

    Bata dois ovos num pote qualquer até ficarem levemente cremosos, jogue o recheio que quiser dentro e depois mande tudo numa frigideira quente com manteiga derretida (pra não grudar). Frite de um lado... Tenha cuidado ao virá-la. E pronto. =D

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que a Maja fala tudo parece simples... MAS NAUM É!

    ResponderExcluir