domingo, 29 de maio de 2011

Petit Gateau


Mais uma reunião para a jogatina da semana, mais uma receita. Dessa vez contei com ajuda da dona do Blog, que foi responsável por derreter o chocolate em banho maria e enfarinhar as forminhas ;-)

INGREDIENTES
- 200g de chocolate meio amargo (ou uma barra)
- 2 colheres de manteiga sem sal
- 1/4 de xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
- 2 ovos inteiros (tirar a pele da gema)
- 2 gemas (também retirar a pele)

MODO DE PREPARO
Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho maria (http://pt.wikipedia.org/wiki/Banho-maria). Em um recipiente à parte, bata os ovos e gemas com o açúcar até ficar bem claro. Quando terminar, junte o chocolate e a farinha de trigo, misturando com uma espátula até ficar homogêneo.

Unte forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa. Se sua forminha for do taminho normal de empadinha, a massa deve render 8 bolinhos. Se for menor (como era meu caso) pode render muito mais. Não é bom encher a forma até a borda, mas também não precisa ser metade. 4/5 da forminha me parece uma boa medida.

Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto. O meio deve ficar mole e as bordas assadas. Desenforme ainda quente e sirva com sorvete de creme.

CALDA DE CHOCOLATE (opcional)
- 100g de chocolate meio amargo
- Leite

Para a calda da foto, eu simplesmente derreti 100g de chocolate meio amargo (dois daqueles quadrados da barra de chocolate para cobertura meio amargo) com leite (aprox. 1/3-1/2 de copo). Usei o microondas mesmo, por 1 minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário