sexta-feira, 2 de julho de 2010

Omelete

Logo que comecei a prestar atenção em como as pessoas cozinhavam, quando eu ainda era uma prestativa criança de 9 anos de idade que tinha por passatempo ajudar a enxugar e guardar a louça e adorava isso (sim, eu era louca, mas agora vi a luz e ganhei sanidade...), notei que a receita da minha casa para omelete era algo complexo, que exigia ovo, farinha, liquidificador e etc.

Assim, quando, alguns anos depois, me peguei pensando em fazer omeletes (após jogar The Sims, obviamente), relembrei a dificuldade da coisa e desisti imediatamente de sequer tentar. Até que, em um café da manhã de um certo hotel de Recife com muitas estrelinhas, vi a mais fácil receita EVER de omelete.

Esta noite, com fome, me decidi a comer omelete com pão de jantar. E assim fui para a cozinha, separei os ingredientes que eu queria e comecei a aventura culinária.


INGREDIENTES

- 1 ovo
- Queijo mussarela à gosto partido em pequenos pedaços
- 1 fatia e meia de presunto de peru
- Sal
- Queijo parmesão
- Shoyu
- Azeite ou manteiga


MODO DE PREPARO

Quebre o ovo em um prato de sopa, pequeno vasilhame, recipiente fundo qualquer de sua preferência. Com um garfo, bata-o em movimentos circulares e consistentes, até que o ovo adquira uma consistência leve, aerada e bem... batida...

Acenda o fogo, em ponto médio ou baixo, derreta um pouco de manteiga em uma frigideira ou use um pouco de azeite, apenas para a omelete não pegar e jogue a batida de ovo dentro da frigideira. Coloque um pouco de sal (omelete insossa ninguém merece) e quando o fundo estiver começando a cozinhar (mas boa parte da omelete ainda estiver crua) coloque o recheio escolhido (presunto e queijo, pode ser frango, vegetais, etc etc).

Espere a omelete estar consistente o suficiente para ser virada (sem estar queimada né). Vire-a, espere ela terminar de dourar e voilá. Pronto, rápido e simples.

Eu acabei exagerando um pouco no queijo e na manteiga.... o que deixou a omelete mais mole e difícil de virar e conseqüentemente ela não acabou lá exatamente linda e perfeita no prato, mas estava relativamente apresentável e muito boa =D

Um comentário: