sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Feijão com cheats

Oi, gente!

Seguindo a *vibe* de comida de verdade, trago a vocês o verdadeiro core do cotidiano culinário... literalmente, o feijão com arroz* da cozinha!

*No caso, só o feijão, porque o arroz já foi objeto de outro post...

E como aqui somos dummies (eu), preguiçosos (eu) e temos problemas com elucubrações gastronômicas (eu), também vou invadir a área temática do Marlo (tm) e propagandear um dos "produtos-interessantes-que-podem-ser-usados-no-dia-a-dia-sem-medo-de-ser- feliz"**.

** Vulgo, cheat.

=====================================DISCLAIMER=====================================

Essa á uma receita não-testada pessoalmente (ainda). Os detalhes me foram passados em primeira mão pelo autor, e, segundo relatos de sua irmã, depois dessa receita de feijão, almoçar virou a melhor parte do seu dia.

=====================================DISCLAIMER=====================================

Ingredientes:

- 3 xícaras de feijão (pra toda a sua família)
- 12 xícaras de água
- 3 folhas de louro
- 4 tabletes de tempero para feijão *** (o "Brasileirinho", sem conservadores)

*** E já que David deu a idéia: Knooooooooooooooooooor, estamos aí pra qualquer negócio!!!!

- 1 colher de pasta de alho (inclusive, as que se compram prontas em supermercados já vem com sal)
- 1 linguiça
- 1 tira de bacon
- Azeite
- Sal a gosto (uma pitada, na verdade, caso vc queira mais do que já vem na pasta de alho e no tablete de tempero)
- Tomate/cebola/pimentão a gosto, picado (opcional)
- Demais carnes de feijão (opcional)


Preparo:

A preparação é extensa, mas não é complicada, apenas necessita um pouco de planejamento prévio. Depois de separar os grãos (caso sua marca seja ruim e barata), coloque o feijão na água, dentro de sua panela de pressão favorita, para ficar de molho de um dia pra o outro: umas 12 horas de relaxamento e hidratação, para os seus feijões incharem e ficarem mais desejáveis esteticamente.

No dia seguinte, mais ou menos uma hora antes da hora em que você quer que ele fique pronto para comer, coloque 3 folhas de louro, sal (e se você quiser, eu acho, agora seria o momento das demais carnes que necessitam de um tempo de cozimento), e ponha para cozinhar na pressão por 30 minutos.

Depois disso, desligue o fogo e puxe o negocinho pra pressão ir saindo da panela. Enquanto isso, corte a linguiça e o bacon em pedacinhos bunitinhos e frite-os no azeite, com a pasta de alho e os tabletes de tempero. Se quiser, também, corte as verduras que gostaria de adicionar, mas, em termos de paladar, elas são desnecessárias, devido à tecnologia de alimentos**** (mesmo assim eu acho que dá um toque todo especial, caseiro, idealizado e pin up).

**** Os tabletes em questão substituem quase toda a sua necessidade de sabores a serem colocados, inclusive sal (mas eu recomendei colocar mais um pouco além disso, pros que gostam). Bem menos artificial que um BigMac, garanto.

Retire uma concha e meia de feijão (só os grãos), coloque num prato e amasse. Isso vai servir pra engrossar seu caldo e dar aquele ar de "hmmmmmmmmmmmmm, delícia!". Junte, então, com a sua bela fritura e as verduras (opcionais), e devolva à panela. Coloque no fogo novamente, na pressão, por mais uns 10 minutos, e corra pro abraço.

3 comentários:

  1. Nossa! Aqui a minha mãe faz feijão só com sal, garrão (músculo), louro, uma cebola picada e refogada com um dente de alho também picado.

    Ainda não testei mas já comprei o tempero meu feijão. Se for tão bom quanto o meu arroz o inventor merece um beijo! Igual ao inventor do bacon que provavelmente jaz feliz em seu caixão!

    X=***

    ResponderExcluir
  2. Uauu, adorei a linguagem usada. Arrasaram! :)

    ResponderExcluir
  3. Que revelador, eu pensei que só se usasse: água, sal e feijões ...

    ResponderExcluir