terça-feira, 6 de julho de 2010

Torta de Liquidificador II - o resgate de Ana Maria Braga

Depois do fiasco da minha primeira torta de liquidificador, eu resolvi seguir o lore das donas de casa brasileiras e consultei o oráculo "Ana Maria Braga". Ela, então, me forneceu uma nova versão:

Ingredientes

- 1 xícara e meia de (chá) de leite
- meia xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de amido de milho
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- meia xícara (chá) de queijo ralado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- sal a gosto

Recheio: Carne moída, meio tomate picado, meia cebola picada, qtde indeterminada de salsa picada

Preparo:

Como sempre, liguei o forno pra pré-aquecer enquanto preparava tudo. O forno que tenho aqui em casa é aquele do fogão, que não permite saber exatamente a temperatura, então eu coloquei num fogo médio.

No copo do liquidificador, coloquei o leite, o óleo e os ovos, bati, e depois coloquei a farinha, o amido de milho, o queijo ralado e o fermento (químico mesmo, porque apesar da dica do Blargh de usar fermento biologico pra esse tipo de massa, eu ainda não tinha comprado :P), e bati mais. Notem que eu esqueci do sal, e sofri as conseqüências disso.

Aí fui arranjar o recheio. Peguei o resto de carne moída que tinha sobrado do almoço, coloquei mais tomate, cebola e salsa.

Depois, em uma assadeira de teflon(dessa vez eu untei com margarina e polvilhei com farinha, deixando de lado meus receios de me lembuzar), despejei o que julgava ser metade da massa, depois o recheio (que não ficou muito bem distribuído porque obviamente afundava e eu que nao ia ficar cutucando demais), depois mais massa. Como o queijo ralado tinha acabado, eu não pude dar o toque final, que é polvilhar por cima de tudo, mas se você dispor do ingrediente, faça isso.

Vinte ou vinte e cinco minutos depois, eu fui ver se a massa tava pronta, fazendo o teste do palito. Ele não saiu exatamente seco, mas a massa tava lá, linda, inchadinha, parecendo uma torta de carne de verdade, então como eu não queria estragar aquele milagre culinário queimando tudo, apaguei o fogo, deixei um tempo lá no calor enquanto lavava a louça, depois tirei.

Como disse, a torta ficou linda. Eu até desenformei, e ela saiu da forma belamente, inteira, como uma mocinha. Vocês não imaginam a minha alegria. Ela durou até o momento que eu comi o primeiro pedaço. Não é que ela estava ruim, mas estava sem sal, e pra piorar, com pouco recheio. Então já aconselho: seja feliz e exagere no recheio. E coloque queijo. Tudo fica melhor com queijo!

2 comentários:

  1. Adorei a receita! Mas principalmente dos comentários a la Mirtila! Realmente um jeito novo de cozinhar, sempre rindo às gargalhadas. No fim, aprecio a filosofia... Por que ter prazer apenas quando se come? E não já desde o preparo?

    Samuca. =]

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Adorei a metáfora com o queijo

    ResponderExcluir