segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Salada para quem não gosta de salada...



Sempre que eu penso em salada, lembro das outroras palavras de um amigo meu: "Eu não sou boi pra comer mato". Hoje em dia, porém, ele só come folha e cereal, e tornou-se um ícone da alimentação cheia de frescura, pós-Malhação.

Independente das razões que levam a uma mudança de paradigma desta magnitude, eu fiquei me perguntando como existem pessoas que praticamente salivam ao ver uma salada, e comem como se estivessem saboreando uma torta alemã.

Então em nome do bloggismo verdade, eu resolvi conceber uma salada que eu fosse capaz de comer... ei-la:

Ingredientes:

- Algumas folhas de alface rasgadas (dizem que elas devem ser rasgadas com as mãos em vez de cortadas, porque o contato com metal faz elas ficarem pretas mais rápido ¬¬)
- Meio tomate cortado em rodelas
- Meia maçã cortada em pedacinhos
- Uma (ou mais, depende apenas de você) flor de couve-flor cozido
- Qtde indetermianda de cenoura ralada
- 1 fatia de presunto de peru cortado em quadradinhos
- 2 fatias de queijo coalho cortadas em cubinhos(as fatias são pequenas, do lado menor do pedaço de queijo... eu também recomendo queijo minas frescal, que me parece melhor no contexto, ou use o queijo branco de sua preferência)
- Molho pronto para salada de queijo e ervas (comprado no supermercado mais perto de você)
- Snack de Trigo tipo Biscoito Sabor Queijo (são umas torradinhas que vem em um saquinho... na embalagem, o nome é Panetini)
- Qtde indeterminada de azeite extra-virgem
- Uma pitada de sal

Preparo:

Não é como se tivesse realmente uma forma de preparo....

Mas bem, antes de tudo, lave os vegetais para que os bichinhos invisíveis não lhe matem. Corte o que tem que cortar, rale o que tem que ralar, e etc. Pegue o seu prato preferido e arrume a salada do jeito que quiser, ou jogue tudo aleatoriamente. Tempere, e jogue o molho por cima.

Para o tempero, eu usei apenas azeite e sal, mas vi não sei onde para se colocar vinagre. Não sei as proporções, mas me pareceu legal. Lembro que tinha uma época que eu via o povo deixando os vegetais de molho. Às vezes rola um limão. Se alguém tiver uma combinação infalível é só dizer!

Notem que de verde mesmo, só tem o alface. Isso porque as demais folhas não adquiriram ainda o grau de confiança necessário para figurar em minha refeição. Caso isso aconteça, a salada será boostada. O mesmo vale para as outras hortaliças como rabanete, nabo, vagem, chicória, e essas coisas que eu não sei o que é. Pimentão e cebola, jamais.

TALVEZ alho-poró... pepino rolaria sem problemas... eu gosto de pepino... e claro, champignon, palmito e kani, mas isso é muito high level para meus pratos preparados em casa...

E para quem quer inspiração, clique aqui.

3 comentários:

  1. Gente, além disso tudo, fiz um achado de topping de salada: ovo de codorna!!!

    ResponderExcluir
  2. combinação infalível: tempero em pó para saladas + limão + azeite.

    tempero vem com td, mas se quiser deixar perfeito, acrescente uma pitada de nós moscada e pimenta branca (ou do reino).

    (ovo de codorna fica mt bom, mas se não tiver, ovo cozido, picado e temperado fica idêntico).

    pra quem não procura apenas dieta, colocar um pouco de batata palha temperada ou batata noisete no lugar das torradas é o que há.

    pra quem gosta, grão de bico na salada é perfeito tbm, e ruculaaaaaaa + palmitooo!

    (minha colaboração de colaboradora vegetariana)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica... beijos
    já estou seguindo o blog

    www.classicbeautyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir