quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Receitas de fim/começo de ano - parte 3: Presente de Natal

Terminando a série de receitas festivas, trago o resultado de um presente de Natal que ganhei de Andrea Rachel, que queria dar a sua contribuição às minhas experiências culinárias.

Ela, então, me deu um "kit natalino", para que eu preparasse algo para a ceia de Natal. Infelizmente, não foi possível fazê-lo para esta ocasião específica, e como eu caí na lorota de minha vó que já ia ter comida demais e que eu deveria deixar para cozinhar em um outro momento (ou seja, ela estava com medo), só pude usufruir de meu presente agora...

Eis o que ganhei:

- 1 pacote de talharim de massa caseira
- 1 saco/sachê de molho de tomate com manjericão pronto, daqueles que só precisa esquentar por 90 segundos no microondas (modernidade é tudo)
- 1 lata de atum "en trozos en aceite" (para não dizerem que não cruzamos as fronteiras da cozinha internacional)
- 1 saquinho de queijo ralado
- 1 saquinho de orégano
- 1 escorredor de macarrão

Depois de analisar o conjunto, ficou meio óbvio que dele sairia "Talharim ao Molho de Atum". Quando eu perguntei a Andrea Rachel se ela sabia de alguma receita legal para eu fazer, ela disse algo como "cozinha o macarrão e junta tudo". Neste espírito de praticidade e despreendimento, eu dei uma olhadela na net e voilá!


Modo de Preparo

(Sim, começaremos logo desta etapa, já que os ingredientes, em sua maioria, estão descritos acima. Qualquer incrementação será devidamente descrita).

A maioria das receitas da net diz para você cozinhar a massa de acordo com as intruções do fabricante. O fabricante da minha massa, porém, não me deu instruções, então tive que seguir as da minha mãe: coloque água pra ferver com óleo (no meu caso, coloquei azeite extra virgem, pra aumentar a dose de frescura da receita), depois de fervida, coloque o macarrão e o sal (descobri hoje uma nova medida: 2 pontas de faca de sal!).

Importante: não coloque o sal na água antes de ferver, porque o ponto de ebulição da água salgada é maior e demorará séculos para ela começar a ferver.

Enquanto a água ferve, corte cebola, tomate e 1 dente de alho. O quantum de cebola e tomate vai depender do quanto você gosta dessas coisas e do tamanho almejado do seu prato. Eu me utilizei de cerca de.. hmm... 1/6 (???) de cada vegetal.

A quantidade de macarrão que você coloca para cozinhar, obviamente, depende de quantas pessoas você pretende alimentar. Como eu estava fazendo jantar apenas para mim e para minha mãe, e o talharim já vem arrumadinho em "trouxinhas", eu coloquei duas... mas dependendo da fome, 3 até que não é tão exagero assim...

E por quanto tempo se cozinha o macarrão? Bem, essa é uma pergunta capciosa (???). Segundo a minha mãe, eu deveria provar o macarrão para saber se ele estava bom, já que ele se espalhou pela panela em pouco tempo. Só que como ele estava borbulhando em água fervente, eu meio que achei que isso não seria muito legal para mim, então usei o critério de avaliação visual. De todo modo, ele não ficou lá mais do que 5 minutos (eu acho que em 2 minutos, dependendo da potência de seu fogão, já dá pra desconfiar que ele está pronto). E não, não ficou "al dente"...

Com o meu escorredor de macarrão novo, eu, bem, coloquei o macarrão pra escorrer. Enquanto ele estava lá, reaproveitei a panela que estava utilizando para fazer o molho.

Quando abrir a sua lata de atum, você notará que os pedaços de atum estão boiando em um líquido oleoso. Separe as partes sólidas e jogue esse líquido na panela. Aí adicione a cebola e o alho, e frite-os nesse óleo, até ficarem um pouco dourados. Depois, coloque o tomate, o atum e o orégano (a gosto). Dê uma mexida, e depois coloque 1 dedo (deitado) de um copo de leite (o copo era daqueles de 250 ou 300 ml, e eu ainda não sei realmente porque coloquei isso no molho, mas coloquei...) e molho de tomate* (a quantidade é imprecisa, apenas fui colocando até quando me pareceu bom, o que reduziu o sachê à sua metade.. lembrando que ele não começa totalmente preenchido), mexendo sempre.

*Apesar do molho ser para se esquentar no microondas, eu esquentei ele no fogão mesmo, no meio da receita, para dar um ar vintage.

Quando o molho lhe parecer bom (se Deus se utilizou desse critério de avaliação ao fazer o mundo, acho que é bem justo que possa ser utilizado para cozinhar), você despeja o macarrão de volta à sua panela de origem e junta tudo (versão mundiça), ou coloca o macarrão bunitinho em uma travessa e joga o molho por cima (versão apresentável). Aí, se quiser, coloca um pouco de queijo ralado por cima, o que foi exatamente o que eu esqueci de fazer hoje antes de comer.

E aos incrédulos, mal amados e amargos de coração digo logo: estava bom!

2 comentários:

  1. esse blog tá ficando profissional demais! xD

    ps1: tila e seu novo vício de medidas, se n deixar queimar nunca mais vai errar um prato rs

    ps2: também não entendi o pq do leite, mas enfim...

    ps3: se eu te der os ingredientes daquela torta de chocolate vc faz ela aqui em casa? =X te dou até uma espatula de plastico novinha pra ficar xique

    ps4: eu gosto de pses...enfim...

    ResponderExcluir
  2. Que torta de chocolate? A da Maja? Essa aí só com ela!

    ResponderExcluir