sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Receitas de fim de ano - parte 2: Magnum Opus

Continuando a série de receitas de fim de ano, venho aqui lhe apresentar a minha obra prima do ano. Na verdade, é a coisa mais maravilhosa que já fiz na cozinha em toda a minha vida... e olha que eu digo isso sem nem ter provado ainda!

O nome original da receita é "Pavê Classic de Maracujá", e você a encontra aqui, no site da Nestlé. Obviamente, eu me utilizei de liberdade poética na minha execução.

Apesar de estarmos no último dia do ano e não dar tempo de usá-la como sugestão para sobremesa das festas, atesto logo que ela fará sucesso em qualquer ocasião, inclusive você pode usá-la para seu próprio entretenimento pessoal ou para simplesmente fazer inveja aos mais próximos (o que também cai na categoria anterior).

Nota: Como sou subversiva, na minha versão da receita não foi usado nenhum produto Nestlé!


Ingredientes

- 200g de chocolate de cobertura para derreter (na receita original, pede um tablete de chocolate, e eu não sei quanto é isso, então usei aquela tora de chocolate da Lacta para recheio/cobertura, na qual cada quadradinho tem 50g).

- 1 caixa de leite condensado (395 g, segundo a caixa)

- 2 caixas de creme de leite (200g cada)

- 100g de suco de maracujá concentrado (vulgo: um saquinho daqueles de polpa congelada devidamente derretida, em temperatura ambiente)

- 1 pacote de biscoito champanhe

- 200 ml de leite

- Um saquinho de 50g de pó para chantilly



Modo de Preparo


Comece derretendo o chocolate em banho maria.

Para quem não sabe fazer isso (sim, o blog é para dummies), é simples: pegue uma panela com uma certa profundidade (eu não tenho a mínima idéia de capacidade de panela, mas eu acho que é da média... maior que um papeiro, claro, menor que hmm... uma panela de pressão pequena) e bote água. Não muito, apenas para cobrir o fundo, porque não queremos inundar o chocolate de água. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e encaixe uma vasilha de vidro na panela e coloque o chocolate (devidamente picado, vale salientar, não com os quadradinhos inteiros). Se for muito chocolate, vá derretendo por partes. Deixe o calor fazer a sua parte.

Se você se utilizar na mesma fonte de chocolate que eu, no verso da embalagem ensina direitinho como fazer. Isso geralmente é válido para todas as barras desse tipo. Afinal, essa é a razão de ser delas.

Depois do chocolate derretido, coloque uma caixa de creme de leite e misture bem, até ficar aquele creme de chocolate que promete saciar seus desejos mais obscuros. Por enquanto, porém, você vai deixá-lo ali.

Vencida esta parte, você pode tanto ir pra o preparo do creme de maracujá, ou para o do chantilly. Provando que sou capaz de multitasking, fiz as duas ao mesmo tempo. :P

Para o chantilly, siga as instruções do saquinho. No meu, dizia para misturar o pó com 100 ml de leite bem gelado, e bater (na batedeira) primeiro 1 minuto na velocidade mínima, depois 3 minutos aumento gradativamente a velocidade. Bem, eu não obedeci exatamente esses tempos, afinal, estava fazendo outra coisa ao mesmo tempo, e também não tenho idéia de quanto tempo gastei, mas pelo visto, quanto mais você bater o chantilly, melhor. Por favor, note que, quando eu digo isso, não me refiro a passar horas batendo, e sim apenas alguns minutos adicionais, na faixa de 3 a 5.

O creme de maracujá é, na verdade, um mousse. Suco de maracujá, creme de leite (a outra caixa) e leite condensado. Misture tudo no liquidificador. Aqui também vale a regra de quanto mais tempo melhor (com as mesmas ressalvas que fiz acima, só que um tempo ainda menor para o mousse, digamos, no máximo, exagerando muito, 5 minutos... ok, 3 minutos.) primeiro na primeira velocidade (aquela de bater massas), depois aumenta. Se bem que acho que isso de alterar as velocidades do liquidificador pra mousse é frescura minha. Bata na velocidade que quiser, pelo tempo que quiser, e seja feliz. Não esqueça de uma indicação muito importante para ver se o negócio está certo ou errado: aspecto visual. Se estiver com cara de mousse, é porque é. Isso vale para tudo (ou quase tudo) na cozinha.

Então com todos os cremes preparados, pegue seu saquinho de biscoito champagne festivo, um pratinho raso com leite (pense que você vai alimentar um gatinho abandonado) e vá molhando os biscoitos (sem piada nenhuma).

Em um refratário de vidro (a indicação do site da receita original é de um reratário quadrado 21x21, mas o meu foi retangular, com medidas ignoradas... uma amiga fez essa receita em um refratário oval, então o formato realmente é o de menos, o importante é que a montagem da sobremesa caiba dentro dele), monte uma base com os biscoitos umedecidos (ui), criando um pavimento (daí o nome "pavê", tchanan!).

Então, em cima dos biscoitos, coloque uma camada do creme de maracujá, uma camada do creme de chocolate, e, por fim, o chantilly. Aviso logo que a adição do chantilly na receita transforma o conceito dela de "ótimo" para "excepcional". Se quiser, por cima de tudo, coloque raspas de chocolate, limão, ou do que você quiser colocar e acha que vai ficar gostoso. Eu como sou preguiçosa me limitei aos cremes.

Com tudo prontinho, bonitinho e arrumadinho, coloque na geladeira por cerca de 4 horas. O meu pavê está lá na minha, e só poderei ceder à tentação daqui a 2:30. T_T

Um conselho: não fique abrindo a geladeira desnecessariamente durante esse tempo, para "beber água" ou utilizando-se de qualquer desculpa esfarrapada que você pode inventar apenas para ficar admirando sua sobremesa. Isso só vai fazer com que você tenha que esperar mais.

2 comentários:

  1. ainda não entendi pq não pode brincar com o esquema de molhar os biscoitos =X

    pode enfeitar com maracujá (fruta tbm)

    e tila... vejo que a maratona de traduzir a receita do cookie te subiu à cabeça e até deu noções de medidas em gramas! :O
    "espremida na caixa do creme de leite" ainda tem seu charme, mas enfim...

    (comentando pra "colaborar" como "colaboradora" :P)

    ResponderExcluir
  2. A espremida na caixa tem seus momentos. Infelizmente, esse não foi um deles, já que tive que me utilizar de caixas inteiras... então as gramas são para indicar a referência da caixa, já que existem tantos modelos e tamanhos no mercado que eu resolvi especificar pra.. sei lá... não dá nenhum problema! Vai que alguém me processa porque o tamanho da caixinha dessa pessoa era diferente...

    ResponderExcluir