sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rabanada!

A esta altura do campeonato, não é novidade mais para ninguém que, quando a fome da noite ataca as minhas entranhas, este blog aflora.

Muitas vezes, eu procuro saciar minhas necessidades afetivas valendo-me das receitas aqui postadas, mas hoje percebi que se fosse sempre viver de reprise, nada novo seria acrescentado à minha existência.

Eu estava já imaginando uma forma revolucionária de incrementar a pizza de pão na frigideira, talvez embebendo o pão em leite e ovo antes de feitar, e foi aí que veio uma idéia, como uma marreta caindo na minha cabeça: rabanada!

E então lhes apresento outra receita que exige pouco de seu intelecto e de seu tempo, e que vai satisfazer sua gula.


Ingredientes:

Qtde indeterminada de leite condensado (uns dois apertões na caixa)
Qtde indeterminada de leite (um poico mais de meio copo)
1 ovo
2 pães adormecidos (duros) em fatias
Açúcar à gosto
1 derramada de essência de baunilha

Obs: Os impuros gostam de colocar canela em pó

Modo de preparo

Eu fiz a versão do preparo para preguiçosos, como era de se esperar. Coloque tudo o que for líquido (o ovo incluso) em um liquidificador e misture. Isso lhe pouca de muitas experiências gosmentas, embora lhe faça se sentir menos cozinheira.

Corte seus pães em fatias. Como o meus estavam incrivelmente resistentes a cortes (ou seja, duros), eu os coloquei para esquentar por uns 40 segundos no microondas para amolecer seus corações.

Para transformar as fatias em rabanadas, basta ensopar o pão no creme que você fez no liquidificador e colocar para fritar. A etiqueta prega que isso envolva muito óleo, o bastante para cobrir as fatias, e um escorredor para "pescar" as rabanadas, mas cá entre nós, ninguém precisa disso para ser feliz. Meu método muito mais "light" envolve apenas muita margarina e uma frigideira. Frita de um lado, vira e frita de outro. Não fica aquela fritura uniforme, e você tem aquela impressão que tudo o que você obteve com seus esforços foi pão frito, mas mesmo assim, acredite em mim, ainda é bom de comer...

Au finale, cubra com açucar (e claro, os impuros sempre insistem na canela)e aproveite a sua noite de sexta feira... ou, sei lá, seu café da tarde de domingo...

2 comentários:

  1. Aqui em casa se faz diferente a rabanada....

    Basicamente corte o pão em fatias com 1 dedo de grossura, molhe no leite, passe em ovo batido cru e frite com manteiga na frigideira (frito como se frita bife, pouquinho, não precisa cobrir e etc). Depois passar no açucar misturado com canela (impura é você que não usa canela, hunf!)

    ResponderExcluir
  2. dando uma de avatar... a receita da Tila é melhor pq leva leite condensado *.* Mas Maja tbm marca seus pontos idolatrando a Canela *.*

    no final são duas impuras, mas enfim.... eu gosto de usar enfim... dá um tom de não ter falado nada no fim das contas.

    ResponderExcluir