quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Carê!!

Eu soube recentemente, para meu espanto e indignação, que há editores deste mesmo blog que OUSAM não gostar de curry. Acho isto um absurdo, dado o potencial gastronômico deste tempero inimitável, e, além disto, um infortúnio para a editora em questão, que perde em não apreciar o condimento.

Blue, tente de novo. O curry (ou carê, para os japoneses), é uma delícia!

Bom, uma vez gasto todo meu vocabulário no primeiro parágrafo, vamos ao que interessa. O fato é que já há algum tempo que penso em que maravilha da culinária semi-pronta eu poderia mostrar a vocês, leitores, mas as minhas últimas experiências não foram das melhores. Provei um produto novo da Maggi, um tipo de saquinho com temperos que dizia transformar o processo de assar frango no forno em algo fácil e limpo (prometia não sujar nem a assadeira), além de deixar a ave saborosa. Foi um fiasco que merece ser descrito com mais detalhes, então deixarei para outro post.

De qualquer forma, o assunto é curry. Curry é um tempero que é vendido em duas formas, em pó e em tablete. Nem sei como se usa em pó, mas o tablete é muito fácil. Basicamente, você faz uma sopa e acrescenta os tabletes, mais ou menos um para cada 300 ml de água. Fica um caldo grosso e gostoso (mais abaixo coloco uma receitinha). Normalmente eu compro no bairro oriental de São Paulo, a Liberdade, mas acredito que nos maiores supermercados também dê para encontrar. Abaixo tem umas fotos da marca que eu uso mais, a Golden Curry, que vem em três graus de picância:

Para meninas, o leve.


Nem cá nem lá.


Kratos.



AVISO: Este condimento é contraindicado para quem sofre de sensibilidade excessiva nas extremidades do tubo digestivo. Em qualquer uma delas.

O meu preferido é o mais power, que eu preparo ainda adicionando pimenta, mas sei que não é para todo mundo, muito menos logo de cara. Se você é iniciante nas artes pimentísticas, vá de leve e comece pelo médio. Se não gosta de pimenta (blé, fraco!), use o suave.

Dá para fazer o carê de diversas formas. Você pode simplesmente fazer um miojo e colocar um tablete nele junto com o macarrão (mexa bem para dissolver, demora um pouco). Você pode fazer arroz e colocar um tablete. Minha receita favorita é esta abaixo:

Carê do Marlo
  • 300 gramas de carne bovina (músculo) em pedaços;
  • 2 batatas médias;
  • 2 cenouras médias;
  • 1/2 cebola grande ou 1 média;
  • 2 pimentas dedo de moça (opcional);
  • sal a gosto.
Numa panela de pressão, refogue a carne até selar. Descasque e corte as batatas, cenouras e cebola em pedaços grandes e junte à carne. Adicione sal suficiente para temperar a carne e os legumes e coloque as pimentas. Ponha água como se fosse fazer uma sopa, o que normalmente dá até a altura dos rebites do cabo, numa panela de 4,5 litros. Tampe.

Uns cinco minutos depois de começar a sair vapor, desligue, espere esfriar, abra a panela e veja se a batata está macia. Provavelmente estará. Se não, volte ao fogo um pouco mais. Quando estiver pronto, coloque quatro tabletes de curry na água e mexa suavemente por uns 10 minutos. O caldo vai ficar mais grosso e amarronzado. O cheiro é característico e muito gostoso!

Pronto!! Sirva com arroz branco.

Um comentário:

  1. Odeio curry, pimenta e basicamente qualquer coisa com gosto forte. Estou começamdo a achar que meu prato preferido é sopa de hospital...

    ResponderExcluir